Terça-feira, 09 de dezembro de 2014 / por Bryan Ferreira
Formado em 1980, o grupo de rock americano R.E.M. encerrou suas atividades em 2011. E foi justamente na época do início da MTV Brasil que a banda lançou o trabalho divisor de águas de sua carreira. Com o disco "Out of Time", lançado em março de 1991, o status do R.E.M. evoluiu de banda cult alternativa para mega banda mundial. O sétimo álbum do grupo atingiu o topo das paradas em vários países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido, Itália e França. No total, o trabalho passou 109 semanas na parada americana, e 183 semanas na parada britânica. Além de vender 18 milhões de cópias em todo o mundo, "Out of Time" venceu três prêmios no Grammy de 1992: um como "Melhor Álbum de Música Alternativa", e dois para o primeiro single "Losing My Religion" ("Melhor Performance Pop por uma Dupla ou Grupo com Vocais" e "Melhor Videoclipe"). Esta faixa, lançada como primeiro single do disco em fevereiro de 1991, foi um hit acima do normal para o R.E.M., funcionando também como um divisor de águas na carreira do grupo. A canção foi fortemente executada nas rádios e nas MTVs de todo o mundo -- inclusive, é claro, no Brasil, onde frequentou as paradas do "Disk MTV" e do "Top 20 Brasil". A música se tornou o maior hit do R.E.M. na parada da Billboard, nos EUA, atingindo o número 4, e até hoje é considerada o maior sucesso do grupo em todo o mundo. Em 2004, "Losing My Religion" foi classificada em número 169 na lista das "500 Melhores Músicas de Todos os Tempos", da Rolling Stone; e em 2007, foi classificada em número 9 na lista das "Melhores Músicas dos Anos 90", da VH1. O famoso clipe da canção foi construído a partir de uma combinação de ideias do diretor Tarsem Singh e do vocalista Michael Stipe. O vídeo foi indicado em nove categorias do MTV Video Music Awards, de 1991, vencendo seis prêmios: "Melhor Clipe de Grupo", "Clipe Inovador", "Melhor Direção de Arte", "Melhor Direção", "Melhor Edição" e o principal de "Clipe do Ano".
Nenhum comentário:
Postar um comentário